As crianças rodopiam e cantam canções que têm temas pra lá de variados : barata, peixe , cobra...Trabalhar com cantigas de roda, além de ser um ótimo exercício físico , ajuda a desenvolver a fala dos pequenos.
Mais que passatempos, as brincadeiras de roda desenvolvem a expressão oral , a audição e o ritmo dos pequenos. Enquanto rodam no pátio , cantando as divertidas canções , eles ainda se exercitam , trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora.
É importante que os alunos conheçam a coreografia tradicional das cirandas como forma de preservar nossa cultura. Mas incentive as adaptações e a criação de movimentos . Assim , você mantém o interesse da garotada em alta...
Eis algumas canções:
A BARATA
A barata diz que tem
Sete saias de filó.
É mentira da barata,
Ela tem é uma só.
(bis)
Ah! Ah!
Ah!
Oh! Oh! Oh!
Ela tem é uma só!
A barata diz que tem
Uma cama de marfim.
É mentira da barata,
Ela tem é de capim.
(bis)
Ah! Ah!
Ah!
Oh! Oh! Oh!
Ela tem é de capim!
A barata diz que tem
Um sapato de fivela.
É mentira da barata,
O sapato é da mãe dela.
(bis)
Ah! Ah!
Ah!
Oh! Oh! Oh!
O sapato é da mãe dela!
COMO BRINCAR As crianças cantam e, de mãos dadas, vão rodando ao ritmo
da canção. Quando chegam no verso "Ah! Ah! Ah! / Oh! Oh! Oh!", elas
se soltam, param de rodar e fingem dar risadas. Depois, você pode estimular a
garotada a criar outras coreografias para essa canção.
A CANOA VIROU
A canoa virou,
Por deixá-la virar,
Foi por causa do Pedrinho,
Que não soube remar.
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar,
Tirava o Pedrinho
Do fundo do mar
COMO BRINCAR : As crianças giram cantando somente a primeira parte da música até o
verso "Que não soube remar". Elas trocam "Pedrinho" pelo
nome de um colega. O escolhido se solta, vira-se de costas para o centro da roda e dá
as mãos novamente para os vizinhos. A cantoria recomeça e o grupo vai
elegendo um a um os companheiros até que todos tenham sido chamados e
estejam de costas. Ainda girando, eles começam a cantar a segunda parte da
canção, chamando novamente os colegas, um a um. O escolhido se solta dos
amigos e volta à posição original. A brincadeira termina quando todos
estiverem novamente de frente para o centro da roda.
A GALINHA DO VIZINHO
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois,
Bota três, bota quatro,
Bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito
Bota nove,
Bota dez!
COMO BRINCAR: As crianças cantam a
música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.
A linda Rosa juvenil
A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil - (2x)
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar,
Vivia alegre no seu lar, no seu lar.
Mas uma feiticeira má, muito má, muito má,
Mas uma feiticeira má, muito má
Adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim,
Adormeceu a Rosa assim, bem assim.
Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais,
Não há de acordar jamais, nunca mais.
O tempo passou a correr, a correr, a correr,
O tempo passou a correr, a correr.
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor,
E o mato cresceu ao redor, ao redor.
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei,
Um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a Rosa assim,
bem assim, bem assim,
Que despertou a Rosa assim, bem assim.
COMO BRINCAR: Três crianças representam a Rosa, o rei e a feiticeira. As demais se
organizam em roda, com a Rosa no centro. As crianças cantam a cantiga em roda
representando alguns trechos. Quando chegam ao verso "Adormeceu a Rosa
assim...", a feiticeira entra no círculo e joga um feitiço na Rosa, que
"dorme" deitando no chão. Ao cantar "E o mato cresceu ao
redor...", as que estão na roda mostram o mato crescido esticando os bracinhos sobre a Rosa.
No final, a Rosa e o rei saltam ou fazem um corrupio mostrando o quanto estão
felizes.
CACHORRINHO ESTÁ LATINDO
Cachorrinho está
latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
COMO BRINCAR: Em roda com uma criança no centro. Quem está no centro da roda pula num pé só.
A turma gira e canta. No verso "Ô
esquindô lê, lê!", as crianças batem palmas. A do centro escolhe um
colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A
criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam.
Carneirinho,
carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro
chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor,
Senhor,
Para todos se
ajoelhar.
Carneirinho,
carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai
pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso
Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se
levantar.
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se sentar.
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se levantar.
COMO BRINCAR O grupo canta, roda e faz o
que diz a letra: ajoelha, levanta e senta.
CIRANDA, CIRANDINHA
Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar.
Vamos dar a meia-volta,
Volta e meia v amos dar.
O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por isso, dona Ana,
Entre dentro dessa roda,
Diga um verso bem bonito ,
Diga adeus e vá-se embora.
Vamos todos cirandar.
Vamos dar a meia-volta,
Volta e meia v amos dar.
O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por isso, dona Ana,
Entre dentro dessa roda,
Diga um verso bem bonito ,
Diga adeus e vá-se embora.
COMO BRINCAR : As crianças giram e
cantam. No verso "Por isso, dona Ana", elas colocam o nome de um
colega, que entra na roda e, assim que termina a canção, recita um verso.
DE ABÓBORA FAZ MELÃO
De abóbora faz melão,
De melão faz melancia
(bis)
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá,
Faz doce sinhá Maria
(bis)
Quem quiser dançar
Vai à casa do Juquinha
(bis)
Ele pula, ele roda,
Ele faz requebradinha.
(bis)
DE ABÓBORA FAZ MELÃO
De abóbora faz melão,
De melão faz melancia
(bis)
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá,
Faz doce sinhá Maria
(bis)
Quem quiser dançar
Vai à casa do Juquinha
(bis)
Ele pula, ele roda,
Ele faz requebradinha.
(bis)
COMO BRINCAR No verso "Faz doce , sinhá", faz doce , sinhá", as crianças imitam uma pessoa mexendo com uma colher uma panela. Depois, dão as mãos e voltam a girar até o verso "Ele pula, ele roda". Nesse momento , elas fazem o que a letra da música manda: pulam, giram no próprio lugar e requebram com as mãos na cintura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário