quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ENRIQUECIMENTO CULTURAL



Oi gente tudo bem? Hoje vou realizar um poste diferente. Quero falar um pouquinho sobre Dança e Música Afro Tribal. 
Tive o prazer de conhecer pessoalmente o trabalho do Grupo Afro Cultural Omo-Ayê (filho que clama a vida), e fiquei encantada de ver a qualidade musical e performance do grupo. Resolvi então falar um pouquinho sobre esse assunto ,  e compartilhar algumas informações com vocês, e poder deste modo contribuir para divulgar ainda mais a cultura africana que é tão  rica.


DANÇA  TRIBAL AFRICANA


A Dança Tribal Africana é considerada como arte pré- histórica , é das mais antigas do mundo e desempenhou um papel muito importante na vida das sociedades e Histórias africanas. Estas eram acompanhadas ao som do batuque, instrumento que servia também como comunicador , e acompanhavam todos acontecimentos relevantes da vida cotidiana : partida e regresso de caça, batalhas entre tribos, mortes ou rituais fúnebres, puberdade feminina, a sucessão de um rei ao trono, dentre outros acontecimentos. Até nos dias de hoje, todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança. Ela acentua a unidade entre seus membros e por isso é quase sempre uma atividade em grupo. Na sua maioria , todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam círculos em volta dos bailarinos. 
As danças Africanas variam muito de região para região, mas a maioria delas tem certas características em comum. 
As danças podem chegar a apresentar até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinos podem usar máscaras ou enfeitar o corpo com tinta para tornar os seus movimentos mais expressivos.  


GRUPO AFRO CULTURAL OMO-AYÊ




O grupo surgiu na periferia de São Paulo, no bairro de Vila Nova Cachoeirinha. Reúne grande elenco , formado por bailarinos, capoeiristas , músicos e intérpretes afro brasileiros de diversas comunidades de São Paulo. Seu objetivo é  difundir a cultura africana através da música e dança.

Abaixo estão os vídeos da apresentação do grupo , que ocorreu na Fábrica de Cultura de Vila Nova Cachoeirinha , em comemoração da Semana da Consciência Negra- Nov/2012. 








Na apresentação as bailarinas, como numa tribo, celebram a vida e a dança em grupo. Dentre as várias disposições cênicas de "estilo tribal" , estão a roda e a meia lua. No grande círculo  , os artistas têm a oportunidade de se comunicarem visualmente , de dançarem uns para os outros , mantendo o vínculo que completa a unidade do Grupo. Da meia lua, surgem duetos, trios , quartetos



sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Recursos Didáticos 1

FANTOCHES


Para fazer esse fantoche você vai precisar de caixas de leite longa vida, lã ou papel crepom, folha de papel pardo ou coloridas, cola, papel sulfite, fita crepe ou durex e tesoura.
Agora… mãos a obra!
1) Lave a caixa de leite e recorte 1 lateral, 1 frente e 1 lateral, conforme desenho.

2) Abra-a  e dobre como se fosse fantoche, testando, colocando suas mãos na abertura, conforme modelo.

3) Cole com uma fita crepe as abinhas e encape com papel pardo ou outro tipo de papel. E na parte interna,  se quiser , cole papel vermelho, conforme modelo.
4) Pronto? Ficou assim?
Faça olhinhos, narizinho e boquinha e cole-os. Cole o cabelinho que pode ser lã ou papel crepom.

6) Agora treine com o seu fantoche. As crianças gostam muito disso.
Abaixo, segue alguns outros exemplos de fantoches . Eles fizeram parte da exposição  de Artes Visuais "Pesquisa em Arte-Educação:técnicas e recursos didáticos, da turma do curso de Pedagogia da Faculdade Mozarteum de São Paulo. 
Um mais lindo que o outro.









Então minha gente... vamos criar!!!


PONTEIROS PARA LÁPIS - BONECAS FOFUCHAS


Oi gente. Tudo bem?  Hoje vou postar algumas fotos de ponteiros de lápis feitos com E.V.A , que eu uso como "fantoches" na contação de história para crianças pequenas. No princípio eu comprei porque achei super bonitinhos,porque eu adoro ARTESANATO,  mas depois percebi que também poderiam ter outra utilidade...rs, e os pequeninos adoram os bonecos. Segue abaixo , apenas alguns exemplos que fazem parte da minha "pequena" coleção ( que deve ter aproximadamente uns 15).











Agora vamos aos  passo a passo para confeccionar as nossas lindas bonequinhas .É só acessar esse link de vídeo-aula  que encontrei na internet. Na minha opinião é a melhor, super bem explicadinha... Meus parabéns à Magali da Silva , que é uma excelente artesã e professora. Todos os méritos a ela. http://www.cristianecardoso.com/pt/portfolio-item/ponteiras-para-lapis-fofuchas/.




A loja do Mestre André

Pelas minha "andanças" pela internet , achei uma atividade bem legal sobre essa música e quero compartilhar com vocês.





Atividades musicais


Oi gente tudo bem? Hoje vou postar uma atividade bem simples de realizar com as crianças , mais o resultado é bem interessante. É indicado para crianças a partir de 5 anos.
Coloque de fundo musical uma música instrumental bem calma .Distribua para cada criança um pedaço grande de barbante e explique que elas deverão criar figuras utilizando apenas  o pedaço de barbante que cada uma recebeu.
Enquanto elas ouvem a música , criam figuras muito legais.
O objetivo dessa atividade é desenvolver a concentração , a criatividade , e a coordenação motora.
Realizei essa atividade com meus alunos de 5 anos de idade.Vejam só algumas das suas criações:  


                                            um porquinho...

                                            cabelo de boneca...

                                            óculos...
                                            uma cabana.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

BRINCADEIRAS MUSICAIS...

VIVO OU MORTO


Uma brincadeira que a criançada adora é a do VIVO ou MORTO. Nela nós iremos trabalhar com os sons agudo e grave.
É bom antes de iniciar a brincadeira, que você  faça demonstrações para as crianças  das diferenças entres os dois tipos de som.
Não precisa necessariamente usar um instrumento musical , pode ser realizado também com a voz.
Você pode combinar com a turma que quando ouvirem o som AGUDO , eles ficam vivos , e, quando ouvirem o som GRAVE, eles morrerão...ou vice-versa.
A criançada se diverte bastante e com certeza você, professor, também se divertirá...

PARTES DO CORPO

COMO BRINCAR:  Cadeiras em quantidade , de acordo com o número de crianças. As crianças devem dançar em volta das cadeiras. Quando a música parar , as crianças devem seguir o seu comando. Ex: pé direito em cima da cadeira, cotovelo na cadeira, dedo indicador da mão esquerda na cadeira, joelho na cadeira , pé esquerdo debaixo da cadeira , mão direita em cima da cadeira , os dois pés embaixo da cadeira, as duas mãos em cima da cadeira, etc.

Objetivos : trabalhar o esquema corporal e a percepção espacial.

DANÇA COM JORNAL

COMO BRINCAR: Distribua folhas de jornal entre as crianças.  A criança deve usar uma folha de jornal como complemento para uma coreografia. Coloque uma música. Deixe a criança dançar como quiser com o jornal: atrás dele , ao lado, sobre ele , agachar e pegá-lo, rasgá-lo ao meio, movimentá-lo no ar, amassá-lo , formando uma bola, etc. No início , você pode servir de modelo , executando movimentos livres acompanhando a música.

Objetivos : desenvolver expressão corporal com ritmo.

QUAL É A MÚSICA?

COMO BRINCAR: Separe a turma em dois grupos. Entregue um apito a cada grupo. Comece a cantar uma música que as crianças conheçam e pare de repente. O grupo que souber completar deve apitar e continuar a música. Uma criança escolhida pelo grupo deve cantar o restante da música. Caso a criança erre a letra , deve pagar uma prenda e passar a vez para o outro grupo.

Objetivos : Desenvolver a atenção e a musicalidade.

LIGA - LIGA

COMO BRINCAR: As crianças devem dançar ao som de uma música. Quando a música parar, cada criança deve dar a mão a outra criança, de acordo com o seu comando:
Exemplo: 
- Liga dois (duas crianças devem dar as mãos).
- Liga três!
- Liga meia dúzia! Etc.

Obs: Você também pode fazer variações , por ex: liga quem tem cabelo comprido! Liga quem está de saia! Liga quem está com tênis branca, etc... Enfim, use a sua criatividade...








CANTIGAS DE RODA !

As crianças rodopiam e cantam canções que têm temas pra lá de variados : barata, peixe , cobra...Trabalhar com cantigas de roda, além de ser um ótimo exercício físico , ajuda a desenvolver a fala dos pequenos.
Mais que passatempos, as brincadeiras de roda desenvolvem a expressão oral , a audição e o ritmo dos pequenos. Enquanto rodam no pátio , cantando as divertidas canções , eles ainda se exercitam , trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora.
É importante que os alunos conheçam a coreografia tradicional das cirandas como forma de preservar nossa cultura. Mas incentive as adaptações e a criação de movimentos . Assim , você mantém o interesse da garotada em alta...
Eis algumas canções:

 A BARATA 

A barata diz que tem 
Sete saias de filó. 
É mentira da barata, 
Ela tem é uma só. 

(bis) 
Ah! Ah! Ah! 
Oh! Oh! Oh! 

Ela tem é uma só! 


A barata diz que tem 
Uma cama de marfim. 
É mentira da barata, 
Ela tem é de capim. 

(bis) 
Ah! Ah! Ah! 
Oh! Oh! Oh! 
Ela tem é de capim! 

A barata diz que tem 
Um sapato de fivela. 
É mentira da barata, 
O sapato é da mãe dela. 

(bis) 
Ah! Ah! Ah! 
Oh! Oh! Oh! 
O sapato é da mãe dela! 

COMO BRINCAR  As crianças cantam e, de mãos dadas, vão rodando ao ritmo da canção. Quando chegam no verso "Ah! Ah! Ah! / Oh! Oh! Oh!", elas se soltam, param de rodar e fingem dar risadas. Depois, você pode estimular a garotada a criar outras coreografias para essa canção.





A CANOA VIROU


A canoa virou, 
Por deixá-la virar, 
Foi por causa do Pedrinho, 
Que não soube remar. 

Se eu fosse um peixinho 
E soubesse nadar, 
Tirava o Pedrinho 
Do fundo do mar


COMO BRINCAR As crianças giram cantando somente a primeira parte da música até o verso "Que não soube remar". Elas trocam "Pedrinho" pelo nome de um colega. O escolhido se solta, vira-se de costas para o centro da roda e dá as mãos novamente para os vizinhos. A cantoria recomeça e o grupo vai elegendo um a um os companheiros até que todos tenham sido chamados e estejam de costas. Ainda girando, eles começam a cantar a segunda parte da canção, chamando novamente os colegas, um a um. O escolhido se solta dos amigos e volta à posição original. A brincadeira termina quando todos estiverem novamente de frente para o centro da roda.

 A GALINHA DO VIZINHO 

A galinha do vizinho 
Bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois,
Bota três, bota quatro,
Bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito
Bota nove, 
Bota dez!

COMO BRINCAR:  As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.


 A linda Rosa juvenil

A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil -  (2x)
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar,
Vivia alegre no seu lar, no seu lar.
Mas uma feiticeira má, muito má, muito má,
Mas uma feiticeira má, muito má
Adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim,
Adormeceu a Rosa assim, bem assim.
Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais,
Não há de acordar jamais, nunca mais.

O tempo passou a correr, a correr, a correr,
O tempo passou a correr, a correr.
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor,
E o mato cresceu ao redor, ao redor.
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei,
Um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a Rosa assim,
bem assim, bem assim,
Que despertou a Rosa assim, bem assim. 

COMO BRINCAR: Três crianças representam a Rosa, o rei e a feiticeira. As demais se organizam em roda, com a Rosa no centro. As crianças cantam a cantiga em roda representando alguns trechos. Quando chegam ao verso "Adormeceu a Rosa assim...", a feiticeira entra no círculo e joga um feitiço na Rosa, que "dorme" deitando no chão. Ao cantar "E o mato cresceu ao redor...", as que estão na roda mostram o mato crescido esticando os bracinhos sobre a Rosa. No final, a Rosa e o rei saltam ou fazem um corrupio mostrando o quanto estão felizes.

CACHORRINHO ESTÁ LATINDO 

Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.

Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá! 

COMO BRINCAR: Em roda com uma criança no centro. Quem está no centro da roda pula num pé só. 
A turma gira e canta. No verso "Ô esquindô lê, lê!", as crianças batem palmas. A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam.

CARNEIRINHO, CARNEIRÃO 

Carneirinho, carneirão-neirão-neirão, 
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão, 
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor, 
Para todos se ajoelhar. 
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão, 
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão, 
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor, 
Para todos se levantar. 

Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se sentar.
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se levantar. 



COMO BRINCAR O grupo canta, roda e faz o que diz a letra: ajoelha, levanta e senta. 

CIRANDA, CIRANDINHA 

Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar.
Vamos dar a meia-volta,
Volta e meia v amos dar.

O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou

Por isso, dona Ana,
Entre dentro dessa roda,
Diga um verso bem bonito ,
Diga adeus e vá-se embora. 

COMO BRINCAR :  As crianças giram e cantam. No verso "Por isso, dona Ana", elas colocam o nome de um colega, que entra na roda e, assim que termina a canção, recita um verso.

DE ABÓBORA FAZ MELÃO

De abóbora faz melão,
De melão faz melancia   
(bis)
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá,
Faz doce sinhá Maria
(bis)

Quem quiser dançar
Vai à casa do Juquinha
(bis)
Ele pula, ele roda,
Ele faz requebradinha.
(bis)


COMO BRINCAR  No verso "Faz doce , sinhá", faz doce , sinhá", as crianças imitam uma pessoa mexendo com uma colher uma panela. Depois, dão as mãos e voltam a girar até o verso "Ele pula, ele roda". Nesse momento , elas fazem o que a letra da música manda: pulam, giram no próprio lugar e requebram com as mãos na cintura.











A importância da Musicalização!

 A musicalização infantil desenvolve : a percepção: memória auditiva e visual; o ritmo (movimento); a desinibição ; a comunicação oral (espontânea , dirigida , articulação das palavras e vocabulário); o autocontrole das crianças , diminuindo a impulsividade; o saber ouvir sons próximos e distantes; a empatia e a sensibilidade em relação aos sentimentos dos outros ; o autocontrole de movimentos corporais; a orientação temporal - semana, ontem/hoje/amanhã, antes/depois ; a coordenação motora ; a expressão facial e corporal ; a criatividade, a socialização , o raciocínio lógico em operações matemáticas, e em outras atividades intelectuais , os sons e os movimentos dos elementos da natureza ; a intensidade dos sons - curto/longo ; a percepção do silêncio; os andamentos - lento/moderato/rápido. 
Enfim, ajuda o educando a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo.

                                                             Então minha gente... vamos MUSICALIZAR!!